terça-feira, 21 de abril de 2009

A volta do estatismo na economia mundial...


O estatismo voltou a dar as caras em todo mundo - até mesmo no antro do capitalismo mundial, os EUA. No Brasil, a forte presença estatal na economia tem ajudado o país a sofrer menos com os rigores da crise que assola o planeta desde meados do ano passado. Mas o que parece ser uma "vantagem competitiva" da nossa economia, na realidade é uma constatação do nosso atraso.


É evidente, por exemplo, que em comparação com os países mais desenvolvidos do mundo - inclusive o Brasil - Cuba e Coreia do Norte sentiram muito menos os impactos da crise mundial. Com economias fechadas e pouco flexíveis, países assim não sentem quedas nas exportações simplesmente porque não exportam. Não sentem queda no desemprego simplesmente porque a maior parte dos empregados trabalham no setor público (em Cuba, cerca de 80% das vagas). Globalização é uma palavra que não existe no dicionário de países tão fechados. E é a globalização - responsável por grandes crescimentos em períodos de bonança - que derruba as economias em períodos de crise.


Nossa economia, apesar de estar melhorando, ainda é bastante fechada (de acordo com o instituto americano CATO [http://indexet.gazetamercantil.com.br/arquivo/2000/01/10/466/CATO:Brasil-tem-85%AA-economia-mais-aberta-do-mundo,diz-instituto.html], ocupamos a posição de número 85 entre 123 países analisados segundo a abertura de suas economias, o que coloca a economia chinesa na frente da brasileira no ranking). O estado brasileiro é pesado demais, presente em muitos setores da economia, inclusive com bancos estatais fortes. Essas características tiram a flexibilidade e a agilidade de nossa economia em tempos de prosperidade - e os últimos 20 anos foram assim, salvo poucos períodos de crises menos intensas.


Futuramente, em momentos de céu azul e límpido na economia mundial - e esse céu virá, a diminuição do estado se fará necessária novamente. Espero que o governante e o partido que estiverem no poder neste instante tenham essa noção.
.
.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário