segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Palocci, o moderado.


.
.
.
.
.
.
.
.
.
.



Dilma venceu. Teve 56% dos votos válidos no segundo turno e venceu. A democracia brasileira deu mais uma vez prova inequívoca de que é vigorosa. Afora os abusos cometidos por ambos os lados, principalmente pelo próprio presidente Lula, chegamos ao fim de mais uma jornada eleitoral.

Mas com quem Dilma irá governar? Que turma estará ao seu lado? Quem terá trânsito livre em sua sala presidencial?

O nome mais cotado é o de Antônio Palocci. Foi ele que entrou no carro que levaria Dilma para a festa da vitória. Só ele entrou. Palocci ficou ao lado de Dilma durante toda a festa, e o discurso lido por Dilma foi escrito a quatro mãos: as maõs dele e as dela (aposto meus vintens como ela só escreveu o "boa noite").

Palocci será o nome forte do governo Dilma, e isso nem de longe é uma notícia ruim. Poderia ser muito pior. O ex-ministro do Lula cometeu a besteira de se envolver na quebra do sigilo do caseiro Francenildo, e acabou caindo por isso. Se não tivesse caído, seria o candidato do Lula, e com enormes chances de vencer no primeiro turno. Afinal, Antonio Palocci é muito, muito, muito melhor que a Dilma. E se o braço direito dela não fosse o Palcci, poderia ser o Zé Dirceu. Este sim, um horror completo. O crime do Palocci contra o Francenildo vira roubo de pirulito perto dos crimes do Zé Dirceu, chefe da quadrilha do mensalão.

Palocci e Dirceu são de turmas diferentes. O primeiro é da ala moderada, com viés técnico, mais que político. O segundo é da ala totalmente radical, e com forte viés político. Aparentemente, pelo que se viu na campanha, Dilma estaria muito mais próxima de Dirceu que de Palocci. Dilma, como o próprio Dirceu disse, é sua "companheiro de armas". O petista xiita concedeu entrevistas durante a campanha, mandando e desmandando em um eventual governo Dilma. Uma em particular, na rádio CBN, chega a assustar, tamanha a desenvoltura com que ele narra o futuro. "Dilma não é Lula, e quem vai decidir os cargos é o PT", disse Dirceu em outras palavras.

Ao que parece, Lula ainda nem passou a faixa presidencial, mas já está mexendo seus pauzinhos. Após a derrota tucana, e vendo o risco de um governo radical por parte de Dilma Rousseff, temos ao menos uma boa notícia.

.
.
.
.
.
.
.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário